Lusosem e Econatur apresentam soluções eco-sustentáveis para o bem-estar das plantas

A parceria Lusosem - Econatur aposta num modelo de agricultura sustentável e rentável para o agricultor, apresentando soluções naturais desenvolvidas com biotecnologia de ponta, que tornam as plantas mais resistentes a factores de stress.

 

Lusosem e a Econatur firmaram, durante a Agroglobal 2021, uma parceria com o objectivo de desenvolver e fornecer ao mercado agrícola nacional soluções eco-sustentáveis, com base em biotecnologia de ponta, para controlo de pragas e doenças, bioestimulação e fertilização eficiente das culturas agrícolas.

 

Assinatura da Parceria de Lusosem com EconaturFormação dos Produtos Econatur

 

Após a assinatura oficial da parceria, a equipa da Lusosem visitou os laboratórios da Econatur em La Carlota, Córdoba, Espanha, e o campo de experimentação La Añoreta. A equipa recebeu formação sobre os diferentes produtos da Econatur e as tecnologias em que estes assentam, com o objectivo de lançar esta nova gama de soluções no início de 2022. A formação ao mercado português continuou nos meses de janeiro e fevereiro a Distribuidores e técnicos e paralelamente já com visitas a produtores de diferentes áreas e culturas.

 

Esta parceria enquadra-se na estratégia de inovação da Lusosem, possibilitando a apresentação de novas soluções e tecnologias à agricultura nacional, adaptadas às crescentes exigências do mercado nacional e internacional, complementando o seu actual catálogo de soluções.

 

 

Tornar as plantas mais resistentes 

 

Numa perspectiva de biocontrolo, a Econatur aposta fortemente numa estratégia preventiva de tornar as plantas mais resistentes. Neste sentido, a Tecnologia ept (Econatur Polyphenol Technology), constituída por um complexo de ácidos hidroxibenzóicos, polifenóis e poliálcoois, está na base de diferentes produtos, com o objectivo de induzir o metabolismo secundário das plantas. Este complexo promove, assim, um forte efeito antioxidante, um efeito elicitor - responsável por promover diferentes modos de defesa das plantas - e melhora a fluidez da seiva.

 

Tecnologia EPT

 

Aliados à tecnologia ept, os produtos Econatur com efeito fungicida e/ou bactericida são constituídos por diferentes substâncias de base.

 

O LECTUM, constituído por lecitina de soja e Equisetum, potencia a formação de paredes celulares mais espessas e resistentes, e reforça a estrutura da planta . Por outro lado, provoca a desnaturação dos conídios, evitando a propagação dos mesmos, graças à presença de saponinas tóxicas para os fungos, principalmente para Botrytis cinerea e oídio. 

 

O FUSAR é um fungicida indicado para problemas da raiz e caule (Fusarium, Rhizoctonia, Phytophthora) e tem efeito bactericida, principalmente no controlo de Gram-negativas (Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus typhimurium). FUSAR é composto por cloridrato de quitosano, que é reconhecido pela planta como se fosse uma ameaça. A planta mobiliza todo o sistema imunitário, colocando-se num estado de “pré-alarme” - efeito vacina. O quitosano tem, ainda, a capacidade de alterar a permeabilidade da parede celular dos fungos e bactérias, provocando um efeito fungicida e bactericida - efeito curativo.

 

O SALIX é um fungicida preventivo e curativo. Este é composto por antioxidantes naturais obtidos de extracto de Salix alba, que permitem a redução do nível de radicais livres e melhoria da fisiologia celular da cultura, e por quitosano, que lhe confere a capacidade de desnaturalizar enzimaticamente a parede celular dos fungos. O SALIX está recomendado para o controlo de míldio, olho de pavão e monília, entre outros fungos. 

 

A Lusosem e a Econatur vão continuar a colaborar na investigação, desenvolvimento e introdução de produtos e serviços no mercado português, ao longo dos próximos anos, focadas num modelo de agricultura sustentável e rentável para o agricultor.

 

Veja a notícia na integra aqui.

 

Inovação da Agricultura Nacional

PRODUTOS
ONDE COMPRAR

Localize o distribuidor mais perto de si:

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
CONTACTOS
Sede

Rua General Ferreira Martins, n 10-9A

1495-137 Algés

Ligue-nos

Telefone: +351 214 131 242

Fax: +351 214 131 284

Chamada para a rede fixa nacional